Instituto Pensar - Excesso de telas prejudica alfabetização de crianças

Excesso de telas prejudica alfabetização de crianças

por: Janary Damacena 


Criança em período de alfabetização. Foto: Premier Companies (Pixabay).

A alfabetização de crianças pode ser prejudicada por aparelhos eletrônicos em excesso. Uma constatação é de que a pandemia da Covid-19 gerou um aumento da utilização de dispositivos eletrônicos. A população, confinada dentro de casa, utilizou ainda mais celulares, computadores, tablets e televisão. E, com o aumento de crianças com problemas na visão, a dificuldade na alfabetização preocupa pais e especialistas.

De acordo com Isabella Starling, doutora em psicologia da educação e colaboradora do Instituto Alfa e Beto, um dos pontos principais na alfabetização é aprender que, na língua portuguesa, cada som tem um símbolo correspondente. Por isso, um dos maiores problemas de uma criança ter alterações na visão, para o processo educacional, é quando essa alteração não é diagnosticada a tempo ou não é corrigida.

Leia também: MEC anuncia reajuste e piso dos professores vai a R$ 4,4 mil

"Se a criança não está enxergando bem, e ainda está nesse processo de aprendizagem, essa coordenação entre o que ela vê e o que ela tem que falar ou o que ela fala e quer escrever, fica prejudicada. No processo de alfabetização, a criança precisa adquirir o que a gente chama de princípio alfabético. Ela vai entender que a nossa língua possui diversos sons e que a gente representa esses sons com alguns símbolos, que são as letras. A criança vai aprender, por exemplo, que o som ?a? é representado pela letra ?A?. Se essa criança não está enxergando bem, se essa visão não está corrigida, ela pode se confundir. Pode ser que fique mais difícil desta criança entender que os símbolos são diferentes, e assim, conseguir associar cada símbolo ao seu som correspondente?, explicou a especialista.

Daniela Gadia, médica oftalmologista do Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, afirma que é preciso ter cuidado com o tempo de exposição às telas e realizar consultas periódicas em crianças. "Nas crianças, observou-se um aumento importante de quadros de miopia ? o que tem nos preocupado muito. Pelo fato da miopia ser irreversível e por estar comprovado que o uso excessivo de telas está relacionado ao aumento, progressão ou surgimento de miopia em crianças. Por isso, a importância de consultas oftalmológicas periódicas mesmo que a criança não esteja com nenhum sintoma?, destacou a médica.

Para evitar problemas na visão, especialistas recomendam que o uso de dispositivos eletrônicos deve ser reduzido e intercalado com outras atividades, principalmente ao ar livre.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: